POLÍTICA - Comissão aprova projeto de Massafera

20/02/2013 18:55

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou esta semana o projeto de lei 565/2012 de autoria do deputado estadual Roberto Massafera, que torna obrigatório a presença de um monitor ambiental em visitas públicas a parques e reservas ambientais estaduais.

O autor da proposta disse que a intenção da norma é reduzir o risco de acidentes e, ao mesmo tempo, aumentar a consciência ecológica nos visitantes. “O Executivo irá regulamentar a lei reforçando a preservação dos biomas e a segurança dos visitantes. Muitas pessoas têm entrado nesses parques, se perdido em trilhas que desconhecem ou se machucado porque ignoram os riscos a que estão sujeitos”, comentou Massafera.

Os monitores que prestarem esse serviço deverão ser cadastrados nos órgãos competentes do Estado. Esses profissionais devem estar aptos a desenvolver atividades como acompanhar, orientar, transmitir informações de teor educativo e de segurança pessoal a indivíduos e ou grupos, em visitas, excursões escolares e turísticas.

Outro benefício do projeto é a redução do impacto ambiental que as visitas monitoradas causarão aos parques e reservas paulistas, respeitando assim o plano de manejo de cada região. “O monitor ambiental vai proporcionar um passeio agradável e seguro, além de valorizar a educação ambiental, a utilização dos recursos naturais de maneira racional.”