POLÍTICA - Barba é nomeado Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para a inclusão social

09/04/2013 15:17

 

Fonte: São Carlos Agora

O ex-prefeito Oswaldo Barba foi nomeado para o primeiro escalão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. A Secretaria tem como principal objetivo o de levar ciência e tecnologia para a população mais carente, mantendo uma relação direta com os programas de combate às desigualdades sociais, como o Brasil Sem Miséria e Viver Sem Limite. É também o órgão que cuida das políticas de apoio à difusão da ciência e olimpíadas escolares.

Barba recebeu o convite do próprio ministro Marco Antônio Raupp. "O ministro me convidou para ir a Brasília. Estivemos juntos no início de março, quando ele fez o convite", disse Barba. Após aceitar o convite, o nome do ex-prefeito foi submetido à apreciação da presidenta da República Dilma Rousseff. A nomeação está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9).

A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) é uma das maiores do MCTI e possui dois departamentos, o de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia e o de Ações Regionais para Inclusão Social. "Além de manter programas para popularizar e difundir a ciência e tecnologia, a Secretaria também fomenta ações para o desenvolvimento econômico, social e regional, como os Centros Vocacionais Tecnológicos, sempre com o foco nas comunidades mais carentes", explica Barba.

Também é de responsabilidade da Secretaria a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e as Olimpíadas Escolares. Fomentar as realizações de Feiras de Ciências e a  implantação de museus de ciência e tecnologia é outra atribuição. "A implantação do Museu da Ciência de São Carlos recebeu o apoio do Ministério via essa Secretaria", lembra o ex-prefeito, que deve tomar posse na próxima semana.

"O Barba é a pessoa ideal para esta função, tem o perfil adequado para fazer a ponte entre o conhecimento e a inclusão social", comemora o deputado federal Newton Lima (PT-SP). "Sem dúvida é um reconhecimento ao Barba, que foi reitor e prefeito, mas sobretudo, essa nomeação, engrandece ainda mais o nome de São Carlos, que é uma referência em ciência e tecnologia no país", avalia Newton Lima.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!