POLÊMICA - Vereadores afirmam que cargo de diretor de escola é de livre escolha do prefeito

03/05/2013 15:06

Após a repercussão de um assunto que gerou muita polêmica em São Carlos, que é a mudança no comando das escolas públicas municipais, o São Carlos Agora conversou com vereadores de oposição e situação na tarde desta terça-feira (30) na Câmara Municipal. Divergências a parte, ambos os lados confirmam que diretor de escola é cargo de confiança e cabe a Prefeitura fazer a indicação.

De acordo com o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, da Câmara Municipal, Ditinho Matheus (PMDB), diretoria é cargo de confiança e em todas as administrações anteriores houve a troca das diretoras.

"É uma questão polêmica, mas sabemos que é cargo de confiança e sabemos também que todos os prefeitos que entraram até hoje, por maior que seja a disposição em agir de maneira democrática eles percebem que precisam de pessoas de confiança. Eu acho que tem diretores do governo anterior fizeram sim um excelente trabalho, mas esses mesmo diretores quando chegaram entraram no lugar de outros diretores que também tinham feito um bom trabalho, então essa é uma questão politica e envolve vários interesses, são eles partidários, de grupos, de pessoas, da cidade, haja vista o grande número de partidos que temos e isso mostra que cada pessoa pensa de maneira diferente e tem interesses diferentes", afirmou Ditinho.

O parlamentar afirmou ainda que nenhum prefeito na história de São Carlos abriu mão desses cargos, e ainda afirmou que se fosse prefeito também não abriria mão.

O vereador da oposição, Lineu Navarro (PT), também afirmou que são cargos de confiança e que é de livre nomeação da Prefeitura, mas questionou a forma que estão sendo feitas as nomeações, que segundo ele, não foram as mesmas prometidas em campanha.

"A principal questão a realçar é o fato de que mais um compromisso eleitoral do atual prefeito não está sendo cumprido.  Era compromisso dele junto ao Sindspam  que as diretoras seriam escolhidas a partir de uma lista tríplice que seria formado por professores da unidade escolar e desta lista tríplice ele escolheria uma pessoa.  De forma diferente ele distribuiu um documento mequetrefe à rede para aquelas que quisessem ser diretoras das unidades escolares se manifestassem em três linhas apresentando as razões de quererem ser diretoras. Então ele está furando mais um compromisso dele. Uma outra questão é que a maior parte das diretoras não tem compromisso político partidário com a antiga administração municipal. Eu não sou contra que a Prefeitura faça a indicação até por que são cargos de livre nomeação e exoneração por parte do atual prefeito, mas a forma que ele fez foi atabalhoada e não corresponde ao compromisso dele", afirmou Lineu ao São Carlos Agora.

Ouvimos também o presidente da Câmara, Marquinho Amaral (PSDB), que afirmou que não dá para se fazer uma administração com pessoas de confiança de adversários políticos. Ele afirmou ainda que ninguém é insubstituível e se uma pessoa está fazendo um bom trabalho, uma nova pessoa pode também fazer um bom trabalho e até mesmo um trabalho melhor.

"Tenho acompanhado muito de perto a escolha de alguns diretores e sou a favor de que haja mudanças, precisamos trocar um pouco até porque a população escolheu essa mudança, a maioria da população optou por mudar o governo petista. Não vou entrar no mérito se eram boas ou ruins, porque tem as boas e tem as ruins, acho que algumas podem ficar e outras tem que mudar. Algumas mães estão procurando os vereadores dizendo que a atual é uma excelente diretora, mas quem garante que não vai vir uma melhor? Ninguém é insubstituível. Os que estão sendo foram cargos de confiança de um outro partido, defendiam nas ruas até com bandeiras um outro programa eleitoral que não era o nosso, então havia necessidade dessa mudança", afirmou Marquinho.

Ele explicou que apenas não concorda com a forma demorada que está sendo feita essa troca nas diretorias. "A maneira que está sendo feita está sendo muito demorada, eu acho que já deveria ter sido tomada uma decisão e no mesmo dia publicada no Diário Oficial, está demorando muito e dando margem para esses tipos de manifestações que a gente vê muitas vezes que é orquestrada por pessoas que querem ficar. Eu mesmo disse de um diretor, que é da creche João Muniz, ele sempre foi historicamente petista, ele defendia outro partido, ele criticava o atual prefeito nas eleições e agora quer ficar lá, faz uma manifestação para ficar e eu sou contra a permanência porque ele defende um outro partido, então não dá para você fazer uma administração com pessoas do seu adversário, você tem que colocar pessoas da sua confiança e isso ocorre em todos os governos", explicou o presidente da Câmara.

Marquinho não deixou também de cumprimentar as diretoras que estão deixando seus cargos e deixaram seus nomes na história. "Quero cumprimentar a todas que estão saindo, que fizeram seus trabalhos, que deixaram seus nomes em cada escola, mas agora é hora de mudança e a mudança passa necessariamente pela troca das diretoras das escolas municipais e o cargo já diz, é cargo de confiança, então tem que ser de confiança do prefeito e dos partidos aliados", concluiu.