PARQTEC | 32 anos apoiando a inovação e o empreendedorismo

16/12/2016 16:35

 

A Fundação Parque Tecnológico de São Carlos - ParqTec comemora no dia 17 de dezembro 32 anos de atividades. Criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem como missão promover o desenvolvimento regional, otimizando o custo da transação tecnológica para o mercado.

Resultado de imagem para Fundação Parque Tecnológico de São Carlos - ParqTec

Em 1985 a entidade inaugurou o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cinet), tornando-se a primeira incubadora na América Latina. Em 1996, devido a demanda por criação de empresas de tecnologia da informação e comunicação, o ParqTec implantou a sua primeira incubadora temática, denominada Centro Incubador de Empresas de Software (Softnet).

O Cinet e o Softnet compõem o núcleo formador do ParqTec.Net que tem como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de startups competitivas e promover a inovação tecnológica. Esses dois programas já criaram mais de 150 startups. Atualmente as incubadoras estão com todo o espaço ocupado, apoiando diretamente 22 empresas residentes.

Segundo Guilherme Finocchio, sócio-proprietário da startup Afinko, o ParqTec possui ampla importância no desenvolvimento de empresas de base tecnológica, pois proporciona um ambiente inovador que oferece através de uma equipe qualificada e com vasta experiência em empreendedorismo todo o suporte necessário para o crescimento sustentável das empresas.

Para fortalecer e ampliar o suporte a inovação e ao empreendedorismo, o ParqTec também implantou o Parque Tecnológico de S. Carlos - Science Park, onde estão instaladas as multinacionais e âncoras Amdocs e a Leica Geosystems que geram cerca de 300 empregos e contribuem para transformação econômica da cidade.

“Pertencer ao ParqTec está sendo essencial para o crescimento da Comptest Engenharia. Em menos de um ano de incubação, no auge da maior crise econômica do país, a empresa aumentou 8 vezes a quantidade de serviços realizados. Além disso, estar inserido em um ambiente compartilhado com outras empresas de alta tecnologia faz com que  estejamos sempre na vanguarda da inovação”, afirmou Rafael Sayama da Comptest Engenharia, também incubada no Cinet.