NACIONAL - Fiesp cria ferramenta que ajuda consumidor calcular desconto na conta de luz

07/03/2013 22:19

 

‘É uma ferramenta para que as pessoas possam conferir o seu direito’, diz Paulo Skaf

 

Da Agência Indusnet Fiesp

 

O Jornal Nacional deu destaque para a ferramenta on-line que ajuda o consumidor a calcular o desconto na conta de luz que passa a obter com a implementação da Lei. A ferramenta, desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é mais uma ação da campanha “Energia a Preço Justo”, iniciativa lançada pela entidade que teve como consequência a redução estrutural no preço das tarifas de energia.

“É uma ferramenta para que as pessoas possam conferir o seu direito”, diz na reportagem o presidente da Fiesp e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Paulo Skaf.

 “As contas de luz residenciais devem ficar no mínimo 18% mais baratas, segundo o governo federal. A gente vai pagar menos no preço da energia e nos encargos cobrados na conta. A lei está valendo desde o mês passado. Nos próximos dias começam a chegar as contas deste período, a primeiras com o desconto integral”, narra o repórter Fabio Turci.

“Mas já dá para ter uma ideia de como vai ficar com este simulador para a internet, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É só preencher com as informações que o consumidor já tem em casa”, explica Turci, apresentando o passo a passo de como usar a ferramenta.

Consumidores têm ferramenta para conferir direito, diz Paulo Skaf no Jornal Nacional

 

Ferramenta atende a cinco estados por enquanto

Noticiário mostrou como acessar a ferramenta pelo site da Fiesp.No exemplo apresentado pela reportagem, com a média de consumo do brasileiro, de 159kW/mês, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o preço cai de R$ 54,85 para R$ 44,84, se o consumo for o mesmo – uma queda de 18,24%. O preço final, informa a matéria, pode ter variação em função de multas e da taxa de iluminação pública.

Por enquanto, a ferramenta traz o cálculo de concessionárias  das seguintes unidades da federação:, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, São, Rio de Janeiro e São Paulo.