IBATÉ - Rede Fora do Eixo abre programação do Centro Cultural

29/04/2013 15:52

 

Nesta terça-feira, 30, o Centro de Formação Artística Anna Ponciano Marques inicia suas atividades com o Curso de Produção Cultural ministrado pelo Artista, Gestor e Produtor Cultural David Narcizo.

Paralelo ao curso, existe o Projeto “Conversas Infinitas sobre Economia Solidária e Criativa” onde o Centro Cultural receberá durante 3 meses, um palestrante ou coletivo de várias cidades do Estado de São Paulo para apresentar suas experiências na realização de ações socioculturais em sua cidade e apresentar como vencem as dificuldade pra efetuar as ações independentes. Abrindo as atividades, o projeto receberá a Rede Fora do Eixo.

O Circuito Fora do Eixo é uma organização independente de promoção de arte e cultura através de práticas e sistemas de intercâmbio paralelo à moeda e sistema capitalista, onde, conseguem fazer grandes atividades com gasto de pouca moeda, porém com alto nível de coletividade e colaboração mediante um complexo e eficiente sistema de “troca”.

Dessa forma, a participação intensiva de cada integrante no processo de construção das ações é importante, o trabalho é colaborativo e as relações são horizontais.

O Circuito Fora do Eixo, hoje, é uma rede de produtores e artistas nas mais diversas áreas e linguagens espalhados em três continentes do mundo, assim, conectados conseguem realizar circuitos, turnês e festivais de arte por todo o mundo. Os principais eventos do Circuito FdE são o Grito Rock (em 2013 em 300 cidade de 30 países), a SeDA (Semana do Audiovisual) e a Rede Brasil de Festivais Independentes.

No dia 30, no Centro de Formação Artística, o Circuito Fora do Eixo trará uma conversa livre sobre “Festivais Colaborativos e Organização Coletiva”  às 19 horas e terá como público alvo artistas, produtores, administradores, publicitários e todos os que se interessam por realização de ações coletivas e atividades em colaboração.

Esse tipo de ação é de suma importância para os artistas de Ibaté por que dessa forma, conseguiremos ferramentas pra movimentar a cena cultural e artística na cidade, afirma o responsável do CoArtY Wesllen Araujo “o Circuito FdE é um dos principais apoiadores na formação do CoArtY desde o EncArtY em Setembro do ano passado, e hoje, nos orienta em todas as nossas ações”, finaliza.

Segundo Joziel Gama, o Coordenador de Cultura da cidade de Ibaté “Vamos apoiar todas as iniciativas que possam fortalecer as ações culturais na cidade, tanto o CoArtY quanto o Circuito Fora do Eixo já são nossos parceiros e em parceria vamos buscar muitas outras atividades pra cidade”.

Informações através do telefone (16) 3343-4676 ou pelo facebook Centro Cultural de Ibaté. O evento é aberto ao publico de toda a cidade e gratuito.