IBATÉ | Folia de Reis encerra festividades do final de ano

05/01/2017 15:40

 

Para encerrar as atividades do “Natal em Família”, em Ibaté, nesta sexta-feira (6) acontecerá dois eventos, sendo o jantar e a apresentação de Folia de Reis.

Resultado de imagem para folia de reis ibaté

Às 16h30min  o “Jantar” será na casa do senhor Manoel Luiz Filho, Coordenador da Companhia Folias de Reis Adoração dos Magos. À noite, às 20h, na Igreja Centenária e na Praça Central acontecerá a  Apresentação da Companhia Folias de Reis Adoração dos Magos, coordenado pelo senhor Manoel Luiz Filho.

O prefeito Zé Parrella convida a todos para assistir a apresentação. “É com muita satisfação que encerramos mais um ‘Natal em Famíla’, dessa vez começou com o prefeito Dr. Alessandro. Convido toda a população para assistir a apresentação de Folia de Reis”, disse.

 

HISTÓRIA 

Foi com o grande apoio do prefeito Zé Parella e de seus funcionários que se tornou possível  esta festa virar realidade na história de Ibaté, que no ano de 2016 marcou onze anos de sua realização, tornando se um marco na vida cultural da cidade

No ano de 2006, a bibliotecária Ana Maria Guaratini Ibelli, a Teca, contou prefeito a história do Presépio Artesanal do senhor Angelim Peruci, que era montado todos os anos na Igreja atual, com a reforma da mesma ele não pode mais ser montado no local.

No ano seguinte, ele, montou parte do seu presépio na área de sua casa. Comovido com a história do Presépio e em comum acordo com o Padre José Herculano de Negreiros, voltaram a montar o presépio, na comemoração do Centenário da Paróquia de São João Evangelista, e foi aí que se resgatou a história do Presépio Artesanal dosSenhor Angelim Peruci.

O Presépio Artesanal é montado desde 1974, na Igreja Centenária, mas somente em 1975, seu Angelim assumiu a responsabilidade da montagem, junto com alguns senhores que voluntariamente deram algumas horas de descanso do seu trabalho para a montagem do presépio. No ano de 2016, seu Angelim contou com a colaboração dos senhores: Diomar Marioto, Luis Chiuzuli, Sebastião Chiuzuli, Sebastião Leme, Donizete Buscaim, Professor Wagner, Laércio Correia e do senhor José Carlos – o Carlinhos.

A partir do ano de 2006 diversas atividades passaram a ser realizadas pela equipe da Biblioteca, na Igreja Centenária de São João Evangelista, no período de novembro a 6 de janeiro do ano seguinte, contando com os seguintes eventos: a Abertura do Presépio Artesanal do Senhor Angelim Perruci, a Mostra de Mini presépios, a Mostra de Arranjos de Natal, Exposições diversas e, no encerramento das festividades, com a apresentação do Grupo de Folias de Reis.

Foto:

COMPANHIA 

A Companhia Folias de Reis Adoração dos Magos, é coordenada pelo senhor Manoel Luiz Filho, sendo uma tradição na família, realizada na família desde a geração do seu avô.

A Folia de Santos Reis é uma tradição que vem passando de geração em geração e representa a ida dos Reis Magos ao encontro do menino Jesus.

Assim como toda dupla precisa de um integrante que faça a segunda voz, os instrumentos da folia também precisam de uma segunda nota, com um tom mais baixo, por isso que há dois instrumentos iguais para que o som saia em sintonia. O terno de Santos Reis como é chamado todos os instrumentos, são compostos por duas gaitas, dois canzais, uma caixinha, um bumba.

Os palhaços surgiram quando o rei Herodes mandou dois guardas seguirem os reis magos até onde estava o menino Jesus, só que chegando lá eles ficaram encantados com a simplicidade da criança e falaram que não podiam entregar ao rei onde Ele estava. Mas os guardas ficaram com medo de voltar ao palácio e o rei puni- los, por não cumprir  a ordem que lhes foram dadas, então os reis magos disse a eles que usassem mascaras, para que o rei Herodes não os reconhecesse e não soubesse onde eles estavam.

Os integrantes da folia são: Manoel, Joaquim, Jilberto, José Luiz, Reinaldo, Valmir, Edinilson, Gilmar, Eduardo, Carlito, Matias, Valdir, Tião de Matão, Santana, Olímpia, Benta, Toniel, Valdemar, Tiãozinho, Edson e Ivan.

 

DIA DE REIS 

Na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus.

Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que muitos pensam que vieram juntos.

Baltazar saiu da África, levando para o menino MIRRA, um presente ofertado aos profetas, significando a humanidade de Jesus. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.

Gaspar partiu da Índia, e levou INCENSO, como alusão a divindade de Jesus. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando OURO ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e a realeza de Jesus, e era oferecido apenas aos deuses.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que se inicia em 24 de Dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de Janeiro, dia em que encontraram o Menino Jesus.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

O Dia de Reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.

No Brasil, o rico folclore mantém viva a tradição. Por todo o litoral e o interior brasileiro, com todas as suas variantes regionais, se comemora o dia 6 de janeiro em festas como o Terno de Reis, Folia de Reis ou Santos Reis.

 

Serviço:

Dia 06 de Janeiro de 2016 (sexta feira)

16h30min  – “Jantar” na Casa do senhor Manoel Luiz Filho, Coordenador da Companhia Folias de Reis Adoração dos Magos.

20h na Igreja Centenária e Praça Central

Apresentação da Companhia Folias de Reis Adoração dos Magos, coordenado pelo senhor Manoel Luiz Filho.

Encerramento das Festividades Natalinas de 2016/17.