IBATÉ - EPTV destaca trabalho do Centro de Convivência da Melhor Idade

20/04/2013 00:36

 

O Centro da Melhor Idade de Ibaté (SP) oferece gratuitamente um tratamento diferente para a saúde mental dos idosos. A “terapia da terra”, onde eles podem plantar, cuidar e colher várias hortaliças, verduras e temperos, já atende cerca de 150 pessoas. Além da horta, eles também têm uma roseira com mais de 180 pés. Todos os dias os idosos levam alguma coisa, do que plantaram, para casa. O que sobra é doado para os vizinhos do centro. Também cuidam de uma estufa onde ficam as mudas que depois serão plantadas.

Os idosos participam de nove atividades e a horta é uma das que o centro oferece. E foi através dela que muitos conseguiram recuperar a disposição. “Às vezes não conseguia nem me mexer, mas agora não. Eu trabalho aqui na horta e não sinto mais nada na coluna”, disse Everaldo Ferreira Santos, de 71 anos.

 

Saúde mental
De acordo com a terapeuta ocupacional Caroline Lopes Joaquim, o local ajuda os idosos que têm interesse na ocupação como um recurso terapêutico. O objetivo é  prevenir doenças como depressão, síndrome do pânico, entre outras.“Ajuda a diminuir a dor, a ganhar movimento e ajuda no equilíbrio, para que o idoso não caia tanto. E isso pode ajudar nos aspectos mentais, então, ajuda a combater sintomas de depressão, que são muito comuns na idade deles. Também ajuda a aliviar o estresse” explicou Caroline.

Idosos participam de várias atividades, a horta é uma das nove que o centro oferece em Ibaté (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)Maria Aparecida Ribeiro, de 63 anos, disse que já estava cansada de fazer tratamentos para depressão e encontrou alívio no Centro da Melhor Idade. “Eu não gostava de conversar com ninguém. Depois que abriu o centro eu entrei e diminuiu muito os meus remédios, muito mesmo”, revelou.

Um jardim de rosas também é cuidado diariamente pelos frequentadores, o que  proporciona a sensação de eficiência e satisfação. Para Marlene Rigolão, de 56 anos, ficar um dia sem ir ao centro é um problema. “Aqui é o meu lugar e eu adoro. Se eu ficar um dia sem vir aqui eu fico doente, pois aqui, para mim, é o lugar da melhor idade”, afirmou.

 

Como participar
Para participar basta ter mais de 50 anos e ir até o Centro da Melhor Idade, que fica na Rua João Alteia, nº. 209, no bairro Jardim Nenzani. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Tudo é gratuito e basta preencher uma ficha para frequentar.

Centro também possui uma estufa onde ficam as mudas que depois serão plantadas pelos idosos em Ibaté (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Centro possui estufa onde ficam as mudas, que serão plantadas pelos idosos (Fotos: Marlon Tavoni/EPTV)