IBATÉ - Departamentos de Educação e Cultura participam de capacitação

29/05/2013 23:09

 

Na última semana, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizou uma capacitação sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas) na cidade de Ribeirão Preto com 68 representantes municipais da região.

Ibaté foi representada pela diretora do Departamento de Educação e Cultura Andrea Falvo e pelo responsável pelas ações do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) Alexandre Gaspar.

A missão da Undime é articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Através dela as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.

A Undime organiza e promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos e, além disso, mantém contatos com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional.

Estabelece também, relações com as três esferas do poder público: Judiciário, Legislativo e Executivo, almejando contribuir para a formulação, promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.

Ao longo de sua existência, legitimou-se como instância representativa da educação nos municípios brasileiros, desempenhando papel importante nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas nacionais de educação, tornando-se referência nacional, especialmente quando se trata de ações objetivas que busquem a melhoria do ensino público brasileiro.

O Plano de Ações Articuladas é uma ferramenta de planejamento da política educacional que favorece a transparência no município e contribui para gestão democrática.

O programa visa a diagnosticar a educação nos estados e municípios e identificar as necessidades de cada ente. “A partir do PAR, o MEC passou a garantir maior eficiência na execução de seus recursos, tendo em vista as diversas necessidades regionais e as vantagens da centralização das compras”, explicou Gaspar.

Segundo a assessora do Departamento de Educação e Cultura Vitoria Maria Lopes Zanin, o objetivo do encontro foi de fortalecer a gestão educacional do município, orientando sobre a correta aplicação dos recursos públicos e otimizar a execução das políticas de educação.

Vitória destaca ainda, o grande apoio e incentivo recebido por parte da administração, para que os profissionais sempre participem de encontros, cursos, seminários, enfim, se capacitem cada vez mais. “Temos recebido incondicionalmente o apoio do prefeito Dr. Alessandro Rosa, pois assim como nós, ele reconhece o valor de cada novo conhecimento adquirido, consequentemente transmitido e praticado em favor de nossos alunos”, esclareceu.