IBATÉ - Assessor responde às críticas dos vereadores ao CCZ

30/04/2013 22:26

 

A Prefeitura de Ibaté através do Assessor e Coordenador do Departamento Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, João Vitor Ferreira Rosa Junior, o Vitinho, emitiu uma nota em resposta a matéria intitulada "Vereadores criticam o funcionamento do Centro de Zoonoses" publicada na tarde de hoje pelo Região em Destake.

De acordo com Vitinho, a Prefeitura realizou a compra de 150 transponders glass (chips) e 15 implantadores, através de compra direta pelo valor de R$ 1.605,00 da empresa Korth Rfid Ltda. O valor da compra dispensa a abertura de licitação.

Com relação ao levantamento de cães e gatos existentes na cidade, de acordo com os dados apresentados pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Araraquara, Ibaté tem 6029 cães e 2032 gatos. A implantação dos chips será realizada em todos os animais que serão submetidos a esterelização [castração], assim como nos animais que serão encaminhados para adoção e animais que forem apreendidos por maus tratos e posterior adoção.

O assessor ressaltou que a castração gratuita - conforme Lei Municipal 2363/2007 - se dá aquelas pessoas comprovadamente de baixa renda, alinea a) do parágrafo único do artigo 32. "Se dependesse do vereador Waldir Siqueira, conforme matéria publicada no Jornal Gazeta Central de 10 a 16 janeiro de 2008, nenhum animal seria castrado, atendido, apreendido, ou adotado no município, pois o referido vereador votou contra o projeto de Lei de Regulamentação do Funcionamento do Centro de Controle de Zoonozes", disparou.

Ainda, segundo a nota divulgada, a implantação de chip ou a chipagem dos animais que passam pelo CCZ, é necessária justamente para identificar e punir os proprietários de animais que mantém os mesmos soltos nas vias públicas sem os cuidados necessários. É importante que a posse dos animais seja responsável. "A título de informação, desde sua inauguração o CCZ realizou 15.600 atendimentos clínicos, 3.900 castrações, 956 recolhimentos e 875 doações para adotantes", finalizou.

Vitinho também enviou, anexo às respostas, a referida matéria digitalizada onde Waldir Siqueira votou contra a regulamentação do CCZ.