IBATÉ- Agentes Comunitários de Saúde concluem curso de formação

21/03/2013 18:20

 

Na quarta-feira (20), aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté a formatura de 31 agentes comunitários de saúde das cidades de Ibaté e Ribeirão Bonito. Esta formação, promovida pelo Centro de Formação para o SUS/CEFOR-SUS de Araraquara em sala descentralizada na cidade de Ibaté, teve como principal objetivo oferecer formação em serviço para os agentes de saúde das duas cidades, visando melhorar a assistência oferecida à população através das Unidades de Saúde da Família.

O assessor e coordenador de Saúde de Ibaté, Luiz Henrique de Oliveira, a coordenadora da atenção básica, Elaine Sartorelli Breanza, além dos professores do curso e enfermeiros das unidades de saúde da família de Ibaté e Ribeirão Bonito prestigiaram o evento.

Segundo a docente Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi e a coordenadora local Francisca de França, o curso contou com o apoio do CEFOR, instituição promotora da formação, e dos municípios envolvidos de Ibaté e Ribeirão Bonito.

Este tipo de iniciativa é interessante, já que capacita o profissional a partir de situações práticas, vividas em sua rotina de trabalho, logo, possibilita aprendizagens mais significativas e mais próximas de seu cotidiano como agentes de saúde.

A formação teve 6 meses de duração. Os encontros teóricos ocorriam uma vez por semana no município de Ibaté e os alunos ainda tiveram aulas práticas nas próprias unidades de saúde, orientadas pelas enfermeiras.

A Estratégia de Saúde da Família é uma política pública que visa a atenção e cuidado aos cidadãos, perto de suas casas e a partir de suas realidades. Nesta estratégia está inserido o agente comunitário de saúde, que possui vínculo com esta comunidade, pois dela faz parte.

Este profissional que compõem a equipe multiprofissional realiza acompanhamento das famílias de sua área, faz visitas domiciliares, monitora situações epidemiológicas como vacinação e dengue, realiza grupos de atividades de promoção e prevenção, como caminhadas e grupos de gestantes.

O curso possibilitou uma aproximação maior dos alunos com as políticas de saúde e reforçou ainda mais a importância do papel dos agentes de saúde no fortalecimento da atenção básica nos dois municípios.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!