GERAL | Alckmin visita novas instalações do Hospital do Servidor Público

02/01/2017 18:22

 

Maior reforma da história do HSPE teve investimento de R$ 188,5 milhões do Governo do Estado

 

O governador Geraldo Alckmin realizou nesta segunda-feira, 2, uma visita às novas instalações do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), ligado ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). O Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 188,5 milhões na melhoria de todo o complexo, que conta com 34 mil m² de área construída.

A ampla reforma do HSPE faz parte da construção do Novo Iamspe, que teve início com a implantação do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), tornando-se mais adequado às necessidades assistenciais dos servidores e seus dependentes. “Entregamos já o novo pronto-socorro, a nova área de quimioterapia e radioterapia”, disse o governador. “Hoje, entregamos a última etapa das obras. Agora é equipar”.

Já foram concluídos o Bloco C, com 15 andares para internações, 318 leitos, UTI semi-intensiva e centro cirúrgico com dez salas, a torre de elevadores, além do Centro do Idoso, que concentrará a parte de reabilitação, prevenção e medicina esportiva voltada para a terceira idade. “Nós temos 1,3 milhão de beneficiários, 420 mil são idosos, por isso a importância desse Centro”, ressaltou o governador. “Aqui ele tem atendimento completo, interdisciplinar e especializado”.

O Centro Cirúrgico conta com dez salas amplas e janelas que também permitem a utilização de luz natural. Além disso, os equipamentos de ar condicionado estão instalados para formar uma barreira de ar durante os procedimentos, impedindo a entrada de ar circulante, proporcionando mais segurança.

O Centro do Idoso está localizado em um edifício com 5,5 mil m², divididos em quatro andares, e possui ginásios para reabilitação, salas de treinamento, consultórios, piscina para hidroterapia e um auditório – com entrada independente – com capacidade para 400 pessoas, além de pista de caminhada externa. O Programa de Atenção ao Idoso também realizará suas atividades no local.

Para o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Jr., o término das obras marca o início de uma nova fase. “A nova estrutura nos permite investir mais na assistência multidisciplinar, de forma completa e adequada ao perfil dos pacientes atendidos que têm mais de 60 anos”, completa. “Nosso objetivo é sermos referência nacional no atendimento médico-hospitalar”.

Dentro do projeto, que começou em maio de 2013 e terminou em novembro de 2016, já foram entregues o novo pronto-socorro (em operação desde maio de 2014), o Centro de Quimioterapia (agosto de 2014), o Centro de Diagnóstico por Imagem (junho de 2015) e o Prédio de Utilidades (agosto de 2016).

O pronto-socorro realiza, em média, 19 mil atendimentos/mês. O Centro de Quimioterapia permite realizar até 29 sessões simultâneas de quimioterapia e tem capacidade para atender 1.200 pacientes mensais.

O Centro de Diagnóstico por Imagem teve sua capacidade operacional aumentada em 20%. O Prédio de Utilidades concentra todos os novos equipamentos de infraestrutura do Hospital do Servidor Público como gerador, central de ar condicionado, gás, rede de água quente e gelada, elétrica, quadros elétricos e central de incêndio.

O Iamspe

O Iamspe é o sistema de saúde que atende 1,3 milhão de funcionários públicos do Estado de São Paulo. Os usuários utilizam uma rede de atendimento com mais de 78 hospitais e 66 serviços laboratoriais e de imagem em 170 municípios. Além da rede, oferece 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, inaugurado em 1961, na capital. O Instituto é vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de São Paulo.