GAVIÃO PEIXOTO - Cultura lança tricicloteca no Dia Mundial do Livro

24/04/2013 18:04


No Dia Mundial do Livro, a Secretaria de Cultura de Gavião Peixoto lançou com sucesso o Projeto de Incentivo à Leitura "Tricicloteca". O projeto consiste em oferecer os serviços de biblioteca semanalmente, casa a casa, por meio de uma tricicleta munida com baú, contendo 100 títulos entre infantil, juvenil e adulto. A Tricicloteca, que conta com um equipamento de som e um jingle exclusivo, para tornar mais o reconhecimento de sua passagem pelos leitores, percorreu nesta terça-feira as principais ruas de Gavião Peixoto, visitando comércios, residências e repartições públicas. Foram realizados mais de 40 empréstimos.

De acordo com o Sérgio Silva, Diretor de Cultura do Município e idealizador do projeto "a ideia é levar a biblioteca até o leitor, o qual anda sem tempo e sem estímulo para ler. Oferecer essa comodidade é uma forma de minimizarmos os impactos da má localização geográfica de nossa biblioteca e extinguir, de uma vez por todas, as mil desculpas que damos para não lermos um bom livro. Os livros serão emprestados e recolhidos na porta de casa. Ao leitor cabe apenas ler", finaliza o professor de Língua Portuguesa e Literatura.

O Prefeito Gustavo Piccolo, além do total apoio, também deu sua contribuição ao projeto, repassando 200 novos títulos que ele mesmo retirou na Secretaria de Estado da Cultura, juntamente com o Vice-Prefeito João Alcides (PT), por ocasião de uma visita a São Paulo e autorizando a compra de 20 best sellers. "A leitura e a literatura fizeram toda a diferença em minha vida e em minha formação, como pessoa e como profissional. Quero que nossas crianças, jovens e adultos também tenham a acesso ao livro, que desenvolvam o gosto pela leitura, pois certamente, assim como eu, crescerão como pessoas e como cidadãos", revela o jovem Prefeito do PHS, que também é Professor Universitário.

Para a voluntária e triciclotequista Patrícia Carvalho, "vejo muita importância neste projeto e por isso aceitei participar dele, pedalando pelas ruas da cidade e levando conhecimento e cultura nos livros que transporto semanalmente. Acredito que o Projeto vai crescer muito, assim como a vontade de ler de nossos moradores".