CULTURA - Encontro no Teatro abre o Mapa Cultural Paulista

11/06/2013 08:59


O coordenador de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos, Ney Vilela, recebeu na noite de sexta-feira (7), no saguão do Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, artistas e amantes de arte, para a abertura oficial do Mapa Cultural Paulista 2013.

Segundo o coordenador, nesta versão, São Carlos vive um cenário novo em relação ao concurso. “Ineditamente, a cidade inscreveu representantes nas sete modalidades artísticas do Mapa Cultural. Isso representa maior adesão e reconhecimento das atividades culturais em nossa cidade”, disse.

Dentro de cada modalidade, Ney enfatizou que foram seis peças teatrais e cerca de 15 inscrições na área de literatura, entre outras. “Dessa forma teremos melhores condições para mapear quem faz cultura em São Carlos, conhecer melhor as necessidades dos produtores culturais e levar a arte da cidade para fora daqui”, explicou.

Para o chefe de divisão de Ações Culturais e coordenador do Mapa na cidade, Robertinho Mori, São Carlos tem muitos talentos. “Talentos representados pelas 22 inscrições nas sete expressões artísticas do concurso”.

Hermenegildo Pereira de Oliveira, conhecido como Jamil, do grupo de catira “Pés Palmas e Coração”, de Santa Eudóxia, diz que aprendeu a “bater o pé” com a família e agora resolveu inscrever, pela primeira vez, o grupo no Mapa Cultural.

Já Matheus Marreca, de 16 anos, e Guilherme Arruda, de 15, inscreveram-se juntos com o pseudônimo Rodo& Pano de Chão. “Decidimos participar em todas as modalidades. Todos os trabalhos foram aceitos. Agora é esperar”, comentou Matheus.

Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que revelam o mapeamento cultural do estado de São Paulo.