ARARAQUARA | Prefeitura e Governo do Estado entregam obra da Fatec

20/12/2016 18:15

 

Com investimento de cerca de R$ 22,5 milhões, unidade deve oferecer aulas a partir de agosto de 2017 para jovens de Araraquara e região

 

O prefeito Marcelo Barbieri e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregaram, na tarde dessa terça-feira (20), a obra da Fatec - Faculdade de Tecnologia de Araraquara, que oferecerá cursos superiores para qualificação profissional.

Foto:

Prestigiaram a solenidade a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri; o deputado estadual Roberto Massafera; o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Chediek; e os vereadores Aluisio Braz (Boi), Gerson da Farmácia, João Farias, Jair Martineli, Roberval Fraiz, Jeferson Yashuda, Geani Trevisóli, José Carlos Porsani, William Affonso e Pedro Baptistini.

Também participaram o prefeito de Gavião Peixoto, Gustavo Piccolo, além de secretários municipais, engenheiros e outros trabalhadores da empresa construtora, entre outros representantes do governo e da população.

Ao elogiar o governador Geraldo Alckmin pelos quase R$ 22,5 milhões aplicados na obra da Fatec, “um dos maiores investimentos em Araraquara nos últimos vinte anos”, conforme ressaltou, o prefeito Marcelo disse que o apoio da Câmara Municipal e do deputado Roberto Massafera foram fundamentais para a viabilização.

“O prédio da Fatec já é uma referência e um orgulho para Araraquara e nossa região, porque irá possibilitar que milhares de jovens, principalmente estudantes da rede pública, possam transformar seus sonhos em realidade no mercado de trabalho, pela alta qualidade dos cursos que serão oferecidos”, destacou Marcelo.

Foto:

Obstinação

A diretora superintendente do Centro Paula Sousa, Laura Laganá, que classificou a obra da Fatec Araraquara como “maravilhosa”, afirmou que o prédio deverá estar equipado pelo Estado para entrar em operação a partir de agosto de 2017. Laura também destacou a “obstinação do prefeito Marcelo e o apoio do governador Alckmin” pela instalação.

“O Brasil só irá superar suas dificuldades econômicas com investimentos em educação como as Fatecs”, acrescentou Laura, ao citar que existem hoje no País cerca de 1,7 milhão de jovens entre 17 e 19 anos que não estudam e nem estão no mercado de trabalho.

Também o vereador Aluisio Braz, Boi, destacou a importância da obra da Fatec para Araraquara, que “transformará toda uma região, principalmente pelas oportunidades que oferecerá aos jovens com os cursos de alta qualificação”.

Boi ainda destacou os oitos anos do governo do prefeito Marcelo, que com apoio da Câmara e do deputado Massafera “transformaram a cidade” com as mais de 330 obras entregues, principalmente nas áreas da Educação e de Saúde.

Foto:

Valorização

“É uma obra fantástica, que além de valorizar o nosso bairro e os bairros vizinhos, possibilitará um futuro melhor para nossos filhos que aqui estudarão”, disse a auxiliar de produção, Ana Lucia Calixto de Oliveira, moradora do Santa Clara e mãe de Mateus, de dez anos de idade.

Localizada na Avenida Maria Fernandes de Abreu, no Jardim Santa Clara, região leste de Araraquara, a obra da Fatec tem 7.800 m² construídos, em uma área total de 14.357 m².

Para viabilizar a obra, a Prefeitura cedeu a área com toda estrutura de pavimentação, guias e sarjetas, além de iluminação pública e rede de água e esgoto.

A unidade abriga 18 salas de aula, 13 laboratórios - 1 de ambientes e projetos, 1 de arquitetura de computadores, 1 de CAD, 1 de desenho, 1 de eletricidade / eletrônica, 2 de fundição, 1 de hidráulica e pneumática, 1 de informática, 1 de máquinas operatrizes, 1 de metrologia, 1 de redes de computadores, 1 de soldagem.

Também abriga biblioteca, auditório com capacidade para 222 lugares, salas administrativas e pedagógicas e sanitários com acessibilidade, entre outros ambientes.

Os cursos de graduação tecnológica previstos para a unidade a partir de agosto são os de Fabricação Mecânica, Gestão Empresarial e Segurança da Informação.