ARARAQUARA - Prefeito completa 100 dias de governo com balanço positivo

10/04/2013 16:04

 


No balanço de 100 dias deste segundo mandato, completos neste dia 10 de abril, o prefeito Marcelo Barbieri ressalta o “histórico momento econômico vivido pelo município”. A instalação da JBF Industries, que investirá R$ 1 bilhão para produzir matéria-prima para garrafas PET à base do etanol, e da Randon, que fabricará vagões e semirreboques para o setor ferroviário e sucroalcooleiro, são as grandes conquistas recentes de Araraquara. 
Segundo o prefeito, os primeiros 100 dias foram fundamentais para traçar o planejamento da cidade para os próximos anos. “Estamos concluindo a revisão do Plano Diretor - que vai favorecer o desenvolvimento da cidade – e elaboramos importantes projetos para pleitear recursos federais na área de mobilidade urbana”, avalia o prefeito.
Marcelo também destaca a possibilidade de instalação de mais duas grandes empresas, que devem ser anunciadas em breve, e novos projetos para os próximos quatro anos em vários setores da administração, agora direcionados também para a humanização da cidade. 
A instalação do Parque dos Trilhos, com a retirada da malha ferroviária da região central, e uma série de projetos ambientais e dos futuros prédios do Paço Municipal e Câmara dos Vereadores, e a construção da Marginal das Cruzes são algumas das metas para os próximos anos. 

Obras entregues
O prefeito contabiliza as obras entregues em janeiro, como os Cras (Centros de Assistência Social) do Jardim das Hortênsias e Parque São Paulo, e a reforma da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Santa Lúcia, com a inclusão do programa nacional Saúde Bucal. 
Em fevereiro, foi entregue o Centro POP para atender pessoas em situação de rua, com serviços de acompanhamento social e psicológico, e a proposta de cursos de qualificação. Também foi entregue a cobertura da quadra poliesportiva “Bruno Luiz Braghini”, no Ginásio da Pista, e o Salão Comunitário do Jardim Martinez.  
Ainda nestes primeiros 100 dias de governo, o prefeito destaca a entrega, em março, da ampliação e reforma do CMS (Centro Municipal de Saúde) “Dr. Renato Bastos” do bairro Cecap-Tancredo Neves, também com o programa Saúde Bucal.
Mais realizações
Agora em abril, serão entregues as obras de reforma e ampliação do Centro de Educação e Recreação ou CER ‘Antonio Custódio de Lima’, no Jardim Victorio De Santi, e o recape em vias de acesso à Vila Xavier. 
Na área da Educação, o governo vai inaugurar a escola estadual do Jardim Altos de Pinheiros “Professor Oacyr Ellero”, além da escola estadual ‘Professor Joaquim Pinto Machado (Machadinho)’, já entregue no Jardim Imperial, ambas de Ensino Fundamental e período integral, com investimentos de R$ 3,4 milhões cada por meio Governo do Estado. 

Estamos construindo mais dois CERs, no Jardim Adalberto Roxo e Parque Gramado, e a meta é instalar novas escolas de tempo integral no Águas do Paiol e Indaiá, em parceria com o governador Geraldo Alckmin.  


Metas na Saúde
Na área da Saúde, Marcelo destacou a aprovação da Câmara Municipal ao projeto da Prefeitura em transformar todas as unidades básicas em Estratégia de Saúde da Família (ESF), cujo foco é a prevenção.
Ele reitera a confirmação, para breve, do programa federal Rede Cegonha na Maternidade Gota de Leite em âmbito regional, que garantirá mais recursos financeiros via SUS – Sistema Único de Saúde. 
Também enumera a proposta de uma nova UPA 24 horas no Jardim Selmi Dei. “Nunca se investiu tanto na saúde como em nosso governo”, resume o prefeito, ao lembrar a entrega de duas UPAs e duas Salas de Estabilização no mandato anterior e, entre outras melhorias, as obras de reforma em diversas unidades e construção de novos postos de saúde.

 
Outras melhorias
Sobre o Plano Diretor, Marcelo diz que os projetos para as mudanças estão em fase final de debates, antes de ser enviado à Câmara para aprovação. As principais adequações ao PD visam fortalecer o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.

No transporte público, o prefeito lembra que a direção da CTA (Companhia Trólebus Araraquara) atua para melhorar o setor com a aquisição de novos ônibus. A principal fonte de recursos virá com a venda da sede da empresa da Avenida Bento de Abreu, que possibilitará, também, a construção de nova sede em outro local.

Na área de saneamento básico, o Daae (Departamento Autônomo de Águas e Esgoto) projeta novos investimentos com recursos federais para substituir antigas redes e reduzir os índices de perda de água. A autarquia também investirá em novos PEVs, ou pontos de entrega de entulhos e volumosos.

Na segurança pública, a Prefeitura busca firmar novos convênios para fortalecer a Guarda Municipal e implantar a Atividade Delegada, projeto que, em convênio com o Estado, permitirá que policiais militares façam trabalhos extras para reforçar a segurança. A outra meta é adquirir e instalar novas câmeras de monitoramento em regiões estratégicas da cidade.

Na área de Habitação, o prefeito destacou as 1.361 casas que serão entregues no Adalberto Roxo e os novos projetos que estão sendo firmados para a construção de milhares de moradias. Na área de mobilidade urbana, a Prefeitura já deu início a uma série de mudanças na cidade, que começaram pela Via Expressa.

No resumo geral dos 100 dias, o prefeito Marcelo destaca o apoio da Câmara Municipal, a contribuição e o empenho do vice-prefeito e coordenador de Mobilidade Urbana Coca Ferraz, e reafirma que a Prefeitura está com as finanças estabilizadas e sob controle e que o governo tem credibilidade para firmar novos convênios e incrementar ainda mais o desenvolvimento de Araraquara.