ARARAQUARA - Moradores recebem chaves de casas populares no Hortênsias

01/07/2013 10:01


O prefeito Marcelo Barbieri realizou, na quinta-feira (27), a entrega das chaves das 19 casas do Jardim das Hortênsias aos moradores.

As casas foram construídas por meio de parceria entre o município e o Ministério das Cidades, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa de Habitação de Interesse Social (HIS), da Caixa Econômica Federal, sem custo algum para os moradores.

Marcelo explicou que a Prefeitura e o Governo Federal fizeram um acordo para a conclusão das casas que, a princípio, seriam construídas por meio de mutirão. “Conseguimos fazer este acordo com o Governo Federal para concluirmos estas casas sem custo algum para as famílias. Vocês não pagarão nada pelas casas, nem pelas escrituras que estão legalizadas”, afirmou Marcelo.

O prefeito lembrou que no segundo semestre deste ano serão entregues mais 1.361 casas populares na região do Selmi Dei, chegando assim a mais de 2.600 moradias entregues para pessoas com renda menor que R$ 1.600,00. “Estamos lutando por melhores condições de vida para aqueles que mais necessitam de auxílio. Hoje nosso sentimento é de dever cumprido”, disse o prefeito, agradecendo o apoio da Câmara Municipal.


Valorização

Marcelo lembrou que a região do Jardim das Hortênsias conta com total infraestrutura e será uma área cada vez mais valorizada por conta da instalação da Randon. “O Jardim das Hortênsias conta com creche, escola e um CRAS novo. Além disso, a Randon vai se instalar no bairro, valorizando ainda mais a região”, disse o prefeito. Uma nova área de lazer também está sendo construída.

O presidente da Câmara Municipal, vereador João Farias, ressaltou o esforço de todos os envolvidos para concluir o empreendimento. “Acompanhamos de perto o grande trabalho que a Prefeitura fez para finalizar as casas. Todos os envolvidos tiveram uma árdua tarefa e vocês podem ter certeza que atualmente, no Brasil, a área que mais se valoriza é a imobiliária”, destacou Farias.

O secretário de Habitação, Edélcio Tositto, explicou que as casas beneficiaram a população de baixa renda, inclusive aqueles que moravam em áreas de risco como a região do Córrego do Ouro e o pátio de manobras de Tutóia, cujas ocupações eram irregulares. Ele também agradeceu a toda equipe da Secretaria de Habitação pela dedicação ao projeto.

Cada unidade habitacional possui 47 metros quadrados de área construída, 225 metros quadrados de terreno e valor agregado atual de R$ 80 mil por residência. A Prefeitura entregou as residências com toda a infraestrutura urbana, como rede de água, galerias de esgoto e asfalto.

A cerimônia contou com a presença das famílias beneficiadas, dos vereadores Aluísio Braz (Boi); Gerson da Farmácia; Edna Martins; Geicy Sabonete e Jair Martineli, atual secretário de Esportes e Lazer. A solenidade contou também com a presença de secretários municipais, funcionários da Secretaria de Habitação e autoridades.


Felicidade

A família de Lindinalva Maria da Silva foi uma das contempladas com uma unidade habitacional e comemorou a nova casa. Ela, o marido e dois filhos ainda pequenos viviam em apenas um cômodo em um barraco de madeira.

João Gomes Pires elogiou a iniciativa da entrega 100% gratuita das casas populares. Viúvo, ele cuida da filha que tem esquizofrenia. “Nossa nova casa é bem confortável. Esta iniciativa é muito boa não só para mim, mas para muitas famílias”.

Joana Brito dos Santos morava com o marido na região próxima à Estação do Ouro. A casa era de madeira e não oferecia nenhum tipo de conforto, não contava nem com banheiro. “Iniciamos uma nova vida e estamos muito felizes com nossa casa”, conta o casal que trabalha na safra de laranja.