ARARAQUARA - Marcelo e Massafera conquistam mais 2 mil casas populares

25/04/2013 09:46

 

O prefeito Marcelo Barbieri e o deputado estadual Roberto Massafera reuniram-se com o secretário de Estado da Habitação, Silvio França Torres, que confirmou que Araraquara irá receber mais duas mil unidades habitacionais, por meio de parceria entre os programas Casa Paulista e Minha Casa Minha Vida.

As casas serão construídas na região do Selmi Dei, nos bairros Jardim do Vale Verde e Jardim do Vale. As unidades habitacionais serão destinadas às famílias com renda abaixo de R$ 1.600,00.

O prefeito e o deputado pediram apoio do Estado para que o programa Casa Paulista complementasse o projeto que já foi pré-aprovado pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério das Cidades. O secretário confirmou que o governador Geraldo Alckmin irá apoiar o empreendimento.

De acordo com o prefeito Marcelo, a expectativa é de que o convênio entre Prefeitura, Governo do Estado, Ministério das Cidades e Caixa Federal seja assinado ainda neste primeiro semestre.

O programa Casa Paulista auxilia os programas federais com a proposta de complementar os recursos para investimentos e construção de moradias populares de qualidade.

 

CDHU

No encontro, prefeito e deputado também discutiram com o secretário Silvio Torres a regularização dos apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) existentes na cidade.

Esta é uma reivindicação antiga dos moradores do CDHU e que conta com o apoio do prefeito e do deputado há vários anos.

Segundo o prefeito Marcelo, o secretário de Habitação confirmou que a situação de dois conjuntos habitacionais já está resolvida e o terceiro está tramitando com bom encaminhamento.

Os conjuntos do Jardim Paraíso e Biagioni já estão regularizados e o governador Alckmin deve vir a Araraquara no mês de maio, juntamente com o secretário Silvio Torres, para a entrega das escrituras às famílias que já quitaram suas prestações.

Em relação ao conjunto Hermínio Pagotto, a Prefeitura já está providenciando a documentação e o Estado se comprometeu a agilizar o processo de regularização deste conjunto. Os moradores do conjunto do Cociza também devem ser beneficiados.

“Esta é uma conquista real dos moradores do CDHU, um benefício social pelo qual essas famílias lutam há muito tempo. A escritura definitiva é muito importante para os moradores, que serão os proprietários de imóveis valorizados, que hoje possuem valor de mercado bem acima do que foi pago por meio do programa estadual”, destacou  o prefeito.

 

Nova Praça

O prefeito e o deputado também entregaram ao secretário Silvio Torres um pedido de liberação de uma área para que a Prefeitura possa construir uma praça no Jardim Paraíso. A intenção do prefeito é que o equipamento público seja edificado do terreno pertencente à CDHU, ao lado da igreja do conjunto residencial do Jardim Paraíso.

No bairro, Marcelo destacou que a Prefeitura ampliou e reformou o CER Zilda Martins Pierri e a EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes e está construindo uma unidade de saúde da família. A Prefeitura também construiu o novo acesso ao bairro com a pavimentação da Avenida Marginal 3 (Julieta Crusca de Jesus) e da Avenida Professor Gustavo Fleury Charmillot, que liga ao Cambuí e Santa Angelina ao Jardim Paraíso.

No ano passado, o prefeito também realizou uma grande reforma na Capela do Cemitério das Cruzes (Britos) e na Sala de Promessas, resgatando a história do local.