ARARAQUARA | Marcelo confirma construção de mais dois Cras na cidade

28/12/2016 20:43

 

Segundo o prefeito, obras serão realizadas nos bairros Cecap e Cruzeiro do Sul através da IE Madeira com recursos do BNDES

 

O prefeito Marcelo Barbieri confirmou em dezembro a  construção dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) dos  bairros Cecap e Cruzeiro do Sul, por meio da empresa IE Madeira (Interligação Elétrica do Madeira) com recursos dos BNDES.

Foto:

O anunciou foi feito no sexto andar do Paço Municipal durante reunião em que participaram os representantes da IE Madeira, Adelmo da Costa Tevês Jr (gerente administrativo) e Julio Cesar Ferreira Lima (consultor para projetos sociais).

Também participaram os vereadores José Carlos Porsani e Gerson da Farmácia e os secretários municipais Delorges Mano (Administração e Negócios Jurídicos), Roberto Pereira (Fazenda), Arary Ferreira (Educação) e Fernando César Câmara, Galo (Direitos Humanos e Participação Popular).

Participaram ainda o engenheiro Luciano da Costa Cavicchioni, da Secretaria Municipal de Obras, e Maria Cecília Sambrano Vieira (gerente de vigilância social) e Flávia Bombo Calixtp (gerente de monitoramento), ambas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Melhorias

Segundo o prefeito Marcelo, essas duas obras serão muito importantes para a população do Cecap e do Cruzeiro do Sul que já contam com Cras, mas poderão ser atendidas num espaço físico melhor.

“Os dois bairros já contam com o serviço do Cras, agora, com essa parceria, vamos construir as sedes próprias a custo zero para o município, com mais espaço e qualidade”, ressaltou Marcelo.

Vale ressaltar que dos 9 Cras já existentes em Araraquara,  exatamente o do Cecap e o do Cruzeiro do Sul estão em imóveis alugados. Por isso, a Prefeitura elaborou os dois projetos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, para a construção desses equipamentos.

A IE Madeira, através de seu departamento de Responsabilidade Social, contatou a Prefeitura para pensar projetos sociais que atingissem a população de Araraquara.

Os projetos elaborados foram enviados ao BNDES para análise e os recursos para a construção serão repassados à empresa.

 

Histórico

A IE Madeira é responsável pela linha de transmissão Porto Velho - Araraquara 2, bem como por uma estação retificadora em Rondônia e uma inversora em São Paulo, que transformam alternada em corrente contínua e vice-versa.

Em 2013, entrou em funcionamento a primeira linha do sistema de transmissão do Complexo do Rio Madeira, também conhecida como "Linhão do Madeira", que cruza o Brasil do Norte ao Sudeste e conecta a subestação coletora de corrente contínua Porto Velho (Rondônia) - Araraquara 2.

A energia gerada pelas centrais hidrelétricas Santo Antônio (3.150 MW) e Jirau (3.450 MW), do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (o maior projeto de energia da Amazônia), é transportada de Rondônia a São Paulo por meio da maior linha de transmissão de corrente contínua do mundo, com 2.400 km de comprimento e 600 kV.