ARARAQUARA - Gigantão ganha super quadra e modernas tabelas

23/02/2013 09:59

 

O prefeito Marcelo Barbieri e o vereador Jair Martineli vistoriaram nessa sexta-feira, dia 22 de fevereiro, as obras de estrutura das principais praças esportivas de Araraquara que abrigarão as disputas dos 57º Jogos Regionais, da 5ª Região Esportiva do Estado de São de São Paulo, na segunda quinzena de julho deste ano.
O secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, e o secretário de Esporte e Lazer, Adilson Custódio, acompanharam o prefeito nas vistorias do Ginásio de Esportes Castelo Branco (Gigantão) e Ginásio Guilherme Fragoso Ferrão, o Ginásio da Pista.
A terceira etapa da remodelação do Gigantão começou com a retirada dos primeiros degraus no entorno da quadra para ampliar as dimensões atuais, especialmente do futsal. Para o prefeito, o novo Gigantão será o principal palco dos esportes de quadra, inclusive da abertura solene dos Jogos. “A nova quadra mudará o visual interno do ginásio e causará um grande impacto aos atletas e esportistas”, projeta o prefeito.
As atuais tabelas móveis eletrônicas serão substituídas por modernas tabelas com tecnologia de ponta. A quadra atenderá as medidas oficiais do futsal, 40 x 20 metros, e também do vôlei, basquete e handebol.
A primeira etapa do reforço estrutural do Gigantão está 80% concluída com a recuperação da viga de sustentação da aba rompida e a construção de nova aba, no lado oeste do ginásio. Na cobertura do ginásio, o lado norte já recebeu o reforço estrutural e a frente de trabalho atua nas vigas do lado sul. O cimbramento da aba leste, das bilheterias, estará pronto em duas semanas para receber o novo concreto.
A segunda etapa, a impermeabilização da cobertura, será efetuada ao mesmo tempo que a construção da super quadra. O Gigantão ficará pronto no final de junho.

Ginásio da Pista
O novo piso de madeira flutuante que substituirá o antigo de concreto no Ginásio Guilherme Fragoso Ferrão já está sendo instalado. A preparação da quadra começou com as fixações dos suportes das redes de vôlei, que também indicam o nível do piso.
Outra providência por parte da equipe de obra da Prefeitura é a revisão nos telhados e a construção de local apropriado para a tabela móvel de basquete, que serão aproveitadas do Gigantão.
Para o prefeito Marcelo Barbieri a remodelação do Ginásio da Pista, que teve início com cobertura e novo piso na quadra externa “Bruno Braghini”, é um passo importante para a realização dos Jogos Regionais.
“O piso de madeira eleva a qualidade das disputas e tanto a nova quadra interna como a externa serão fundamentais para abrigarmos as competições da primeira e segunda divisão dos Regionais”, diz o prefeito.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, o projeto de recuperação foi planejado com pesquisas sobre o material empregado no piso que proporcione melhor desempenho e segurança aos atletas.
“O ginásio recebe piso em madeira flutuante e flexível especial para quadra coberta. O sistema moderno de tarugamento apoiado sobre amortecedores de borracha natural absorverá os impactos e a resiliência apropriada para a prática esportiva”, explica tecnicamente o secretário.

O acabamento do piso prevê aplicação de um verniz poliuretano anti-reflexivo e uso de tinta epóxi nas linhas demarcatórias. O novo piso será instalado sobre o atual piso sem necessidade de demolição.
O prazo da substituição do piso, revisão nos telhados e pintura geral é de 60 dias, informa Rozatto.
O prefeito e o vereador Martineli também percorreram as áreas externas do ginásio e conferiram as condições de quadras, vestiários e sanitários públicos. “O coração dos jogos será este complexo esportivo. Por isso, iremos a Brasília e São Paulo lutar por mais recursos financeiros para modernização dos locais para as provas de atletismo, futsal, basquete vôlei e handebol”, reforça Marcelo.