ARARAQUARA - Cobertura do Gigantão começa a ser impermeabilizada

16/04/2013 15:00

 

O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, acompanharam na manhã dessa segunda-feira (15) o início da retirada da antiga manta impermeabilizadora da cobertura do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão. O novo material, que substituirá o antigo instalado em 2002, será colocado pela empresa vencedora da licitação. O prazo para conclusão do serviço é de 60 dias.

Marcelo e Rozatto também conferiram as reformas internas que ocorrem em ritmo acelerado em todas as dependências do ginásio, que abrigará os 57 º Jogos Regionais, da 5ª Região Esportiva do Estado, no período de 15 a 28 de julho próximo.
 
A empresa responsável pelas reformas dos sanitários e vestiários também já concluiu a retirada dos pisos e azulejos assentados à época da inauguração em 1969. A nova rede hidráulica está sendo instalada e, além do novo revestimento, será colocado forro de PVC nos vestiários para maior conforto e privacidade aos atletas.
 
A licitação de assentamento do novo piso de madeira flutuante da quadra poliesportiva será definida nesta terça-feira, dia 16, na Prefeitura. Já o projeto da nova iluminação estará pronto na quinta-feira, informa o secretário Rozatto.

 

Segurança
Para o prefeito Marcelo, o novo Gigantão terá um aparato maior na área de segurança do público e dos atletas. Foi elaborado junto ao Corpo de Bombeiros um sistema com doze pontos de hidrantes abastecidos por um reservatório de 23 mil litros de água, inclusive com um ponto na quadra.


Outro item de segurança será a instalação de um gerador de 150 mil watts com autonomia de toda a iluminação do ginásio por 5 horas contínuas, caso ocorra a falta de energia proveniente da CPFL.


A aquisição de um moderno placar eletrônico é outra novidade para o público. Ainda na parte elétrica, a iluminação sobre as arquibancadas será ampliada e os 66 refletores da quadra passarão por revisão.


A parede que recebeu o impacto da aba rompida, no lado oeste, e que causou a interdição do ginásio receberá um reforço estrutural de 4 pilares de concreto.


Segundo o prefeito, a segurança é o foco principal na remodelação do Gigantão. “São mais de quatro décadas desde a inauguração e este é o maior projeto de revitalização que o ginásio recebe. O Gigantão é um orgulho para os araraquarenses e o palco dos principais eventos esportivos e artísticos da cidade”, conclui Marcelo.
 

Recursos
Em março, o Governo Estadual aprovou o projeto apresentado por iniciativa do prefeito Marcelo Barbieri, do secretário de Esportes e Lazer Jair Martineli, e do deputado estadual Roberto Massafera, para a captação de recursos por meio de renúncia fiscal. O Certificado de Incentivo ao Desporto, baseado na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, oferece a possibilidade de captar até R$ 1.099.650,55 para as obras de remodelação do Ginásio Castelo Branco, o Gigantão.


O deputado Massafera também anunciou a aprovação de emenda parlamentar de R$ 1 milhão para investimentos na infraestrutura esportiva de Araraquara.