ARARAQUARA - Barbieri recebe um dos maiores repasses para agricultura familiar

02/05/2013 09:39

 

Uma Portaria publicada na segunda-feira (29) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) permite que a Prefeitura de Araraquara volte a operar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade “Compra com Doação Simultânea”.

O prefeito Marcelo Barbieri destaca a importância da parceria com o governo federal já que a Portaria possibilita que o município adquira produtos junto a pequenos produtores rurais que, conforme diz, "fortalecem e incentivam as famílias do campo".

De acordo com que estabelece a Portaria do MDS, poderão ser beneficiados em Araraquara 300 agricultores familiares, a maioria pertencente aos assentamentos Monte Alegre (próximos ao distrito de Bueno de Andrada) e Bela Vista (vizinhos da antiga Usina Tamoio). Eles receberão pela venda de seus produtos cerca de R$ 1.350.000,00 ao longo deste ano, uma das maiores verbas em todo o Brasil.

Neste período, os alimentos adquiridos pela Prefeitura, via Municipal Secretaria de Agricultura, serão destinados em doação a 51 entidades sociais do município, cadastradas no Programa Fome Zero. O público-alvo beneficiário do PAA receberá regularmente os produtos diversificados, com destaque para os hortifrutis.

Com o novo sistema de ‘Termo de Adesão’, o MDS compromete-se a realizar o pagamento diretamente aos agricultores familiares, até o limite de R$ 4.500,00 por produtor/ano, mediante crédito em cartão que possibilita o saque dos recursos junto à instituição financeira autorizada.

O prazo para o cadastramento no sistema informatizado é de até 30 dias e, após a aprovação do MDS, terá início a compra dos alimentos e a doação simultânea para as entidades cadastradas.

 

Valorização

Os detalhes do plano operacional do PAA em sistema informatizado foram discutidos na manhã desta terça-feira (30), em reunião do secretário municipal de Agricultura, Célio Dória, com os coordenadores Cristiano Rumaqueli (Agricultura e Agroindústria) e Hélio Azevedo (Segurança Alimentar), entre outros técnicos da Pasta.

De acordo com Célio Dória, o repasse financeiro destinado a Araraquara pelo governo federal é o terceiro maior entre os 65 municípios brasileiros contemplados pela Portaria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

No Estado de São Paulo, além de Araraquara, somente os municípios de Araçatuba e Embu das Artes tinham sido beneficiados até a segunda-feira (29) pelo MDS.